Pesquisar este blog

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Cultura de Pernambuco - Projeto Som na Rural

Recentemente nós pernambucanos estamos nos confrontando com alguns situações alarmantes no âmbito cultural, o nosso querido governado Eduardo Campos (PSB) junto com o prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB) e seus demais secretários estão tentando destruir ou proibir manifestações culturais dentro do nosso estado. 
Tudo começou com os horários determinados para o blocos carnavalescos estarem nas ruas, isso mais está aparecendo uma volta a ditadura onde era proibido manifestações culturas e o direito de ir e vim dos cidadões.
Em seguida começou as restrições de horários também para os ensaios dos maracatus, que de grande maioria lutam bastante para se manter vivos, já que a prefeita e o governo do estados não procuram apoia esses pequenos grupos.
Nessa sexta feira que se passou 07 de fevereiro de 2014, a polícia e CTTU, impediu a realização do Projeto Som Na Rural que tem como objetivo difundir a cultural local. De forma abusiva e arbitrária, esses governantes safados, estão tentando destruir qualquer condição de manter viva nossa cultura, vale lembra que desse  tipo de projeto foi que surgi o movimento mangue beat e ficou internacionalmente conhecido e levou o nome do nosso estado mais uma vez para mundo. 
Os espaços públicos são do povo e tem que ser ocupado pelo povo, e realizações de eventos culturais gratuitos e mostrar a nossa juventude o quanto é importante manter nossa cultura viva.
Chegar com 6 viaturas e 25 homem para acabar com a festa do povo para o povo? Onde isso vai para, as pessoas estão perdendo o direto de manifesta sua cultura dentro da chamada cidade multicultural.
E o secretario de Mobilidade e Controle Urbano da Prefeitura do Recife  ainda diz que não tinha conhecimento do projeto  Som Na Rural que existe a quatro anos, que é o primeiro programa independente a produzir 40 programas de 52m, sobre a música de Pernambuco e exibir em rede nacional pela Tv Brasil e Tv Brasil Internacional. Que já contou com a participação de grandes nomes do nosso estado como maestro Spok, Maesto Forró, Mundo Livre, Eddie, Alceu Valença, Silvério Pessoa, Lula Queiroga, Mombojó, Isaar França, Herbert Lucena, Jr Black, Lia de Itamaracá, Academia da Berlinda, Lula Cortes, Catarina Dee Jah, Maciel Melo Santos, Azulão de Caruarú, Galo Preto, Zé Neguinho do Coco, Devotos, Zé Brown, Orquestra Contemporânea de Olinda, Coco de Arco Verde, Claudionor Germano, Dj Dolores....entre outros artistas.
Será que a prefeitura e o governo do estado não tem uma boa equipe de marketing e comunicação para descobri o que acontece e quem divulga o nome do nosso estado para o mundo.
Essa situação é ridícula e alarmante, estamos vivendo um período de retrógrado na política do nosso estado, Pernambuco voltou a ser terra de coronel onde não se pode nada.   
O que se dá para analisa que o Secretario de Mobilidade e controle Urbano do Recife é apenas um pau mandado (fantoche), porque abri a boca p dizer uma coisa dessa. Se ao menos ele realizasse as outras ações que são responsáveis por sua secretaria eu ficaria quieta e não iria tocar no nome de João Braga.  
Vamos as atribuições dessa secretaria: Cuidar da mobilidade dentro do estados e do controle urbano o que seria isso, mobilidade é um assunto bem batido quando se falar de recife, zero mobilidade transito caótico, o prefeito tenta ludibriar a população com a criação de ciclofaixas e ciclovias, claro não sejamos hipócritas a utilização de bicicletas melhoraria sim o transito mais p isso teria que funcionar não apenas nos fins de semana e o governo teria infinitiva a compra das bicicletas junto com o governo federal (bicicleta custa uma nota), então assim só mostrar que essa ação de mobilidade é ridícula, em relação a Controle Urbano que seria a  retirar comunidade de áreas de risco, construções de conjuntos  habitacionais, mapeamento  dessas áreas dentro do cidade, um exemplo seria retirada de comunidades como aquela próximo ao viaduto Tancredo Neves que é um bairro construido em cima de um túnel, mais isso não acontece comunidades só são relocadas se a área ocupada se o terreno  for de interesse do governo, prefeitura ou iniciativa privada.
Isso só mostra o quando o sistema da prefeitura e de suas secretarias estão falhos assim como a secretaria de cultura também não funciona bem porque deveria incentiva esses projetos para que não volte a ocorre. 
   Então vamos lá Senhor Secretario JOÃO BRAGA acredito que o senhor tem coisa mais interessaste para fazer do que se preocupa em destruir esse lindo projeto que é o Som na Rural e que se a prefeitura e o governo não incentiva a cultura  que não atrapalhe não sejamos CALHORDAS deixemos nossa cultura ser manifesta das diversas formas. 
O Brasil ta no momento que pessoas que trabalham nos veiculos de comunicação de massa não tem o cuidado com as informações passadas  transmitindo a sua furia e estimulando a violência, onde políticos abrem a boca para afirma que quem não sabe aproveita sua liberdade pode vim  perdê-la, isso mostra o quanto está preocupante e nós jovens não podemos ficar calados e da nossa maneira em grupos e conversas em familia temos que expor a situação real dos fatos, colocar na internet de maneira clara e o objetiva, colocar no facebook, twitter...
Essa foi a minha maneira de fazer a minha parte, de dizer o quanto eu apoio o Projeto Som na Rural criado pelo comunicador Roger de Renor que sempre incentivou a nossa cultura, eu cresci ao som da cultura disseminada pelo Roger e essa e a hora de agradecer e apoia um projeto dele, por fim,
Sexta tem!!!